Empresa que faz a linha Sorocaba/Iperó/Sorocaba fará parada dentro da área de transferência da avenida Ipanema

Os moradores do bairro George Oetterer terão, a partir de domingo (1), um antigo pedido atendido pela Prefeitura de Sorocaba. Por meio da Indicação 118/13, do vereador José Crespo (DEM), a Urbes – Trânsito e Transportes autorizou a empresa “Rápido Campinas”, que faz a linha Iperó/Sorocaba/Iperó, a fazer paradas dentro da área de transferência da avenida Ipanema. Até então, usuários do sistema de transporte coletivo não podiam descer naquele trecho, o que trazia transtornos ao deslocamento pela Zona Norte da cidade. As paradas aconteciam somente no Terminal Santo Antonio.

A Urbes informa, ainda, que a liberação é provisória, devido a existência de estudos de corredores exclusivos (BRT), os quais deverão reavaliar toda a circulação dos coletivos no município.

Crespo havia encaminhado o pedido em março, anteriormente negado pela Urbes. Até 2011, durante quase 20 anos, a linha 66 (Ipatinga) adentrava o território de Iperó e atendia os usuários daquele bairro. No entanto, por uma reclamação da empresa “Rápido Campinas” junto à Artesp, a Urbes ficou proibida de operar naquele município.

A linha 66 atende, somente, até a divisa entre as cidades, ou seja, chega até o quilômetro 2,5 do núcleo de George Oetterer, numa estrada vicinal. Agora, com essas entradas do “Rápido Campinas” na área de transferência da avenida Ipanema, o passageiro vai se integrar no sistema de Sorocaba, pagando apenas a primeira tarifa.