Projeto de José Crespo que transforma todos os assentos em ônibus preferenciais vai à 2ª votação

grávidaOs vereadores de Sorocaba votam em segunda e última discussão, nesta terça-feira (5), o projeto de lei 133/2016, do líder do DEM, José Crespo, que reserva todos os assentos dos ônibus para uso preferencial.

A proposta visa garantir acomodação a idosos, gestantes, lactantes, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com limitação temporária de locomoção ou acompanhadas de crianças de colo.

“Isto não significa que os demais passageiros estarão impedidos de se sentar. Estamos apenas reforçando um direito de prioridade, já garantido em lei, que não é respeitado, para essas pessoas que precisam mais”, disse o vereador.

Para Crespo, é justo que estudantes e trabalhadores que não se enquadram entre as prioridades da lei que garante assento preferencial, cedam seus lugares a quem está com necessidades especiais.

“No passado, isto era um gesto de educação, mas hoje há muitos que fingem dormir para não ceder o lugar. Amanhã serão estes os que necessitarão e é preciso que a legislação garanta esse direito”.

Se aprovado em segunda e última discussão, o projeto seguirá para a sanção do prefeito e as empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Sorocaba terão prazo de 90 dias para se adaptar à norma.